sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Virada Esportiva 2010 - Evento conta com 36 horas de atividade e dá oportunidade para jovens atletas

Por Michele Roza

A Virada Esportiva de 2010, na capital paulista, terá arena de esporte radical, lançamento de projetos de verão como o do Clube Escola de Remo e Canoagem na represa Guarapiranga, proporcionará uma travessia no rio Tietê e ainda dará oportunidade para futuros craques demonstrarem seu talento em peneiras (seleções) de grandes clubes paulistas de futebol.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, em parceria com a São Paulo Turismo (SPTuris), consiste na realização de diversas atividades gratuitas, em locais públicos e privados, agregando o conceito de “Cidade Saudável”, dentro da proposta “São Paulo: a Capital Brasileira do Esporte”. Este ano serão 36 horas sem parar de atividades, entre os dias 20 (sábado) e 21 de novembro (domingo).
Travessia do Tietê
A largada da Virada Esportiva 2010 será marcada por uma travessia de 25 quilômetros pelo rio Tietê. Quatro embarcações sairão da Barragem da Penha e seguirão até a altura do complexo viário Heróis de 1932 (Cebolão) com atletas do Esporte Clube Corinthians e oito alunos da equipe de treinamento do projeto Clube Escola.
“Nós convidamos os nossos alunos e eles toparam participar. Acho que a travessia chama a atenção para o esporte, que tem pouca divulgação, e para a questão ambiental. Há 2 anos estamos na Guarapiranga e já conseguimos atrair mais de 500 pessoas”, conta Márcio Paulo de Queirós Soares, supervisor-técnico do Clube Escola de Remo e Canoagem.
Desde 2007, o projeto Clube Escola funciona como uma extensão das atividades diárias dos jovens da rede pública de ensino, a partir de uma variada programação esportiva, recreativa, cultural e gratuita, oferecida pelos equipamentos esportivos municipais.
Guarapiranga
Para o primeiro dia de atividades na represa do Guarapiranga (20), está agendada uma travessia da represa a nado. Cerca de 1,2 mil pessoas percorrerão 1,5 mil metros. No dia seguinte (21), o projeto de remo e canoagem oferecerá oficinas de vivência, com passeios em embarcações simples e palestras sobre instruções básicas do esporte.
As atividades se estendem pelos meses de novembro e dezembro. “O objetivo é divulgar e incentivar a prática de modalidades aquáticas. Muita gente ainda não conhece e não sabe que oferecemos remo e canoagem gratuitamente e com profissionais qualificados”, explica Marcelo Urban, orientador do Clube Escola de Remo e Canoagem.
Esporte radical
Seis eventos no total serão direcionados aos fãs de adrenalina, que gostem de praticar ou prestigiar o esporte radical. Além de ficar perto dos grandes ídolos, o público poderá participar das atividades. Os menores de 18 anos precisarão da autorização dos pais.
O Parque da Independência, no Pátio do Museu do Ipiranga, será o ponto de encontro dos skatistas para um torneio com os melhores profissionais do Brasil, no dia 21, das 9h às 18h. A ladeira estará livre para o público presente.
O Vale do Anhangabaú será transformado em um parque de diversões com a Arena Radical nos dois dias de evento, para a prática de tirolesa, rapel, parede de alpinismo, surf mecânico, tobogã e simulador de asa delta. A atração acontece das 8h do dia 20 às 16h do dia 21.
Peneira
Para quem sonha em jogar futebol e vestir a camiseta de um grande clube, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos, Portuguesa, Nacional e Juventus darão esta oportunidade para jovens de 12 a 16 anos na Super Peneira da Virada. Das 10h de sábado (20) às 10h de domingo (21), profissionais de cada clube selecionarão atletas para integrar as categorias de base.
O São Paulo fará o seu teste na Estrada da Cumbica, no Jardim Aracati. A peneira do Palmeiras ocorrerá no Centro de Treinamento 2, na Rodovia Ayrton Senna. O Santos fará a sua seleção no Clube Escola Pelezão, na Lapa. Já a peneira do Corinthians será realizada no Clube Escola Tatuapé. Os estádios do Canindé, o da Rua Javari e do Nacional serão os locais para os testes da Portuguesa, Juventus e Nacional.
Outras atividades
A Virada Esportiva 2010 terá muitas novidades e promete bater o recorde nas atrações esportivas com estações específicas para as atividades de atletismo, corrida de rua, bicicleta, basquete, tênis, squash, xadrez, entre outros.
A programação completa do evento pode ser consultada no endereço eletrônico http://www.viradaesportiva2010.com.br, e está disponível para download.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...