terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tropas do México acham 18 cadáveres de vítimas do narcotráfico

Ciudad Juarez (MEX) e o local mais perigoso do mundo para jornalistas


A cidade de Ciudad Juarez,no estado de Chihuahua, na na fronteira do Mexico com os Estados Unidos já é um dos locais mais viloentos para o trabalho jornalístico em todo o mundo. Considerada a cidade mais violenta do planeta, só em 2010 os narcotraficantes ja mataram 2 mil mil pessoas, entre elas 11 jornalistas. O número indica que mais de um jornalista foi assassinado por mês. Em sua última edição o jornal Diário de Juarez, pediu aos narcotraficantes uma "trégua " na violência. Na última quinta-feira(¨16) bandidos atiraram de fuzil contra o carro do fotógrafo Luis Carlos Santigo, que morreu na hora . Um jornalista que estava com ele foi ferido mas sobreviveu. Ambos trabalhavam no Diário de Juarez. Em 2008 um outro fotógrafo da mesma empresa havia sido morto por pistoleiros quando saía de casa. Esse ano já foram assassinados 60 jornalistas em todo o México. O país já é considerado o território mais perigoso para o trabalho da imprensa.

CIDADE JUÁREZ, México (Reuters) - Soldados mexicanos encontraram na segunda-feira 18 cadáveres enterrados em uma fazenda próxima à fronteira com o Texas, depois que pistoleiros assassinaram uma chefe de polícia, nos mais recentes episódios da onda de violência no norte do México.
Os soldados encontraram o sítio graças a informações obtidas de vários assassinos de aluguel capturados, e desenterraram os 18 corpos de 11 covas clandestinas no povoado de Palomas, no estado de Chihuahua, disse a polícia.
Não foi possível determinar de imediato quanto tempo os corpos estiveram enterrados nem suas identidades.
A descoberta ocorreu horas depois que supostos matadores de aluguel do narcotráfico assassinaram Hermila García, a chefe de polícia, de 36 anos, do povoado de Meoqui, também em Chihuahua.
García foi morta na manhã de segunda-feira, quando conduzia seu veículo utilitário no local.
A violência do narcotráfico já causou a morte de 31 mil pessoas no México desde o final de 2006, quando o presidente Felipe Calderón lançou sua campanha militar contra os cartéis.
Chihuahua se tornou o estado mais violento nesse período. Só na cidade fronteiriça de Juárez, vizinha de El Paso, no Texas, cerca de 7.200 pessoas morreram desde janeiro de 2008, quando o cabo Joaquím "Chapo" Guzmán lançou uma ofensiva contra o cartel local pelo controle da região.

(Reportagem de Julián Cardona)
Fonte:UOL

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...