sábado, 13 de novembro de 2010

Novo relatório do IBGE sobre batizados, casamentos e funerais

Novo relatório do IBGE sobre batizados, casamentos e funeraisAqueles líderes que têm seu foco de atividade na questão da família e do relacionamento conjugal vão ter muito que ler e refletir nesse feriadão de 15 de novembro. Além da Bíblia, como é de costume, terão um documento de 181 páginas que acabou de ser disponibilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contendo dados e comentários sobre os registros de nascimentos, informações sobre óbitos, casamentos, divórcios e separações no ano de 2009 no Brasil e em comparação com anos anteriores. As informações e conclusões integram a pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 12/11, “Estatísticas do Registro Civil”, e refletem a totalidade dos registros declarados pelas varas de família, foros e varas cíveis. O relatório traz informações e análises sobre temas relevantes para qualquer pessoa, mas, especialmente, para líderes religiosos cristãos: a vida no seu início e no final, o casamento e o divórcio. Basta lembrar que o templo é o lugar onde majoritariamente acontecem os batizados, funerais e cerimônias de laços matrimoniais.

Assim, dentre tantos dados, temos, no capítulo “Conceitos e definições”, há algumas explicações úteis para líderes que ainda não dominam o que diz a legislação brasileira sobre casamento religioso com efeito civil (veja citação mais adiante). Na análise sobre casamento, ao explicar um leve crescimento no número de casamentos registrados é dito que um dos motivos é a oferta de casamentos coletivos, fruto de parcerias com igrejas. “Os casamentos coletivos tiveram como atrativo a redução dos custos, em função de serem, em geral, decorrentes de parcerias estabelecidas entre Igrejas, cartórios e prefeituras, resolvendo, em parte, problemas relacionados com disponibilidade financeira dos indivíduos e famílias envolvidas”, dizem os pesquisadores.

Algumas informações se destacam na análise dos especialistas. (1) Continua elevado o número de mortes violentas (homicídios, acidentes de trânsito, suicídios etc) entre jovens e adultos do sexo masculino em todo o território nacional; (2) As mulheres estão casando e tendo filhos em faixas etárias mais adiantadas; (3) Consequência da anterior, aumentou o número de casamentos em que o homem é bem mais jovem que a mulher; (4) Os casamentos em que um dos cônjuges é divorciado ou viúvo passaram de 10,6% em 1999 para 17,6% em 2009. (5) As separações se mantiveram estáveis entre 2008 e 2009, enquanto as taxas de divórcios diminuíram 0,1%; (6) Aumentou o percentual de divórcios de casais sem filhos (de 25,6% para 37,9% do total de divórcios) e com filhos maiores (de 12,0% para 24,4%), enquanto os divórcios de casais com filhos menores caíram de 43,1% para 31,4%, após a instituição do divórcio por via administrativa em 2007. (7) Apesar da guarda materna dos filhos ainda ser majoritária (87,6% em 2009), os divórcios com guarda compartilhada aumentaram de 2,7% em 2004 para 4,7% em 2009.

Faça o download da íntegra do relatório “Estatísticas do Registro Civil”, do IBGE (PDF, 11,6 MB).

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...