terça-feira, 30 de novembro de 2010

mulher cristã enfrenta a morte por blasfêmia

 Por Grisanti NBC Carol e ur Rehman Fakhar
ITTAN WALLI, Paquistão - No início de novembro, na cidade empoeirada de Sheikhupura na região central do Paquistão, na Ásia Bibi, uma mulher analfabeta cristã e mãe de cinco filhos, foi condenado à morte por enforcamento por blasfêmia do país.
Seu crime? Ela teria insultado o profeta Maomé.
Quase imediatamente, a pena de morte desencadeou a condenação internacional, e colocou pressão sobre o governo do Paquistão para anular a sentença e alterar as leis do país blasfémia - um resquício de um código penal do século 19 destinadas a proteger as seitas religiosas minoritárias durante o período colonial britânico.
A lei foi radicalizado durante a década de 1980 sob a ditadura militar do general Zia ul Haq. Ele impôs penas de prisão perpétua, até a morte, por blasfêmia para apaziguar os mulás e legitimar sua permanência no poder.
Papa Bento XVI apelou por clemência, mas de linha dura grupos islâmicos ameaçaram uma guerra civil se o governo Bibi perdões ou tentativas de alterar a lei.
marido de Bibi, de 48 anos de idade Ashiq Masih, está desesperado, convencido de grupos radicais islâmicos estão destinados a matar a família. Ele se escondeu, junto com seus filhos, abrigada dentro de uma colônia cristã num bairro periférico de Sheikhupura. Masih insiste que sua mulher foi enquadrada, uma vítima de idade acerto de contas em sua aldeia de Ittan Walli, onde sua família era apenas uma das duas famílias cristãs.
"Ela estava apanhando frutas com outras mulheres, quando ela foi enviada para conseguir água", disse o marido. "Uma das mulheres se recusaram a beber a água depois que minha esposa abaixou a taça para o balde. Essa mulher disse que foi contaminado porque foi tocado por um cristão. "De acordo com Masih, todas as mulheres, em seguida, começou insultando sua esposa, e gritando insultos contra sua mãe e seus filhos. Bibi acabou de repetir os insultos mesmo de volta. "Nunca o nome do santo profeta surgiu."
Na época, Masih disse que achava que era o fim dele. Não foi.
"Cinco dias depois, o clérigo local veio a nossa casa, seguido por uma multidão enfurecida, e arrastou minha esposa para longe", disse ele, recordando o incidente que ocorreu em junho de 2009. Bateram-la, arrancou as roupas dela e acusou-a de insultar o profeta. Em seguida, eles trancaram-na numa casa até que a polícia chegou para levá-la embora. "

Anjum Naveed / AP
Ashif Masih, à direita, marido da mulher cristã na Ásia Bibi, que havia sido condenado à morte, e Sidra filhas Shahzadi e Ashiq Isham ouvir ministro paquistanês de Assuntos Minoritários Shahbaz Bhatti, invisíveis, durante uma reunião em Islamabad, Paquistão, em 24 de novembro.
Em entrevista à NBC News, Qari Mohammed Salem, o clérigo local nos Ittan Walli, Masih acusaram de mentir. "Eu conversei com todos aqueles que testemunharam o incidente e ela é culpada", disse ele. "Ela confessou o crime na frente de toda a aldeia, e então ela pediu perdão", insistiu.
"Ela até me disse que ela disse essas coisas em fúria durante uma discussão acalorada e nunca pensaria de blasfêmia", disse ele. Salem disse que chamou a polícia para prendê-la, somente para protegê-la, porque a multidão enfurecida poderia tê-la matado.
Najma Yousaf, uma irmã de Bibi, ainda vive na casa da família em Ittan Walli, uma aldeia rural de aproximadamente 10.000 habitantes, quase todos muçulmanos. "Eu não tenho medo de viver em nossa casa", disse ela. "Os moradores são todos muito simpáticos comigo, meu marido e nossos filhos. Eles estão irritados com a minha irmã. "
Bibi, 45, é a primeira mulher condenada à morte sob as leis de blasfêmia do Paquistão. Embora ninguém nunca tenha sido executada, a maioria dos acusados - todos homens - definhar na prisão sozinho e esquecido. Grupos de direitos humanos apontam que a lei é uma forma conveniente para acertar as contas, muitas vezes entre a comunidade cristã, que totalizam cerca de 2 milhões de 175 milhões de pessoas no Paquistão.
Em um comunicado divulgado em Nova York, a Human Rights Watch, chamou para o governo do Paquistão imediatamente introduzir legislação para revogar as leis contra a blasfémia.
"A Ásia Bibi sofreu muito e nunca deveria ter sido colocado atrás das grades", disse Ali Dayan Hasan, pesquisador sênior do Sul da Ásia da Human Rights Watch. "A injustiça eo medo da lei da blasfémia desovas só cessarão quando esta lei hedionda é revogada."
outros grupos minoritários são alvos também. O Ahmadis, uma seita minoria islâmica que foi declarado não-muçulmanos sob a lei paquistanesa, são frequentemente vítimas de intimidação e violência e encarcerados sob as leis de blasfêmia. Além disso, eles são os principais alvos do Taleban paquistanês, que, no passado, ter explodido suas mesquitas, matando centenas de pessoas, segundo a Human Rights Watch.
STR / Paquistão / Reuters

Manifestantes segurar cartazes exigindo a libertação da Ásia Bibi, uma mulher paquistanesa cristão condenado à morte por blasfêmia, em um comício em Faisalabad, na província paquistanesa do Punjab, Nov.29.
advogado de Bibi, entrou com um recurso no Supremo Tribunal de Lahore e Presidente do Paquistão, Asif Zardari pode considerar um perdão incondicional se o processo de apelação demora muito tempo.
Até agora, o Ministro dos Assuntos Minoritários Shahbaz Bhatti apresentou um relatório sobre o caso para Zardari. Ele concluiu que as acusações eram infundadas. Em entrevista à NBC News, ele disse que Bibi poderia ser liberado em recurso ao tribunal superior. "Devemos esperar o processo judicial, mas se os atrasos tribunal, então presidente do perdão podem-la na base de que ela é inocente", disse ele.
Bhatti está bem consciente das possíveis conseqüências de uma absolvição. Os juízes foram assassinados para libertar as vítimas e vários acusados foram baleados dentro das prisões ou fora de salas de audiência, enquanto caminhavam livre.
"Nós vamos proteger a Ásia e toda sua família", disse o ministro. "Nenhum mal acontecerá a eles."
Sidra, filha de 18 anos, Bibi, leva suas irmãs mais jovens para a cadeia toda terça-feira para visitar sua mãe. "Minha mãe nos diz para não chorar e ser forte", disse ela. "Mas agora, minha mãe está chorando, então como podemos ser fortes."
Com reportagens de um perdão possível para Bibi, grupos islâmicos linha-dura realizaram manifestações em várias cidades do Paquistão. Eles alertaram Zardari de uma reação grave, se ele comuta sentença de morte dela.
Em um comício, organizado pelo "Movimento para a proteção da honra do Profeta", denunciou a qualquer tentativa de mudar a lei. "Estamos prontos para sacrificar nossas vidas pelo profeta", gritavam.


ver a materia no original .
http://worldblog.msnbc.msn.com/_news/2010/11/29/5543912-christian-woman-faces-death-for-blasphemy?GT1=43001%2Ffrom%2Ftoolba


por Bishop Altaf Anthony Pakistan




Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...