quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jaguariúna é exemplo mundial e ganha prêmio da ONU

A Organização das Nações Unidas – ONU – anunciou nesta terça, 9, que Jaguariúna foi agraciada com o prêmio Americas Award 2010 por ter apresentado índice zero de mortalidade infantil em 2009. A cidade é um dos 19 municípios da Região Metropolitana de Campinas, da qual Vinhedo faz parte.
“É uma grande alegria ver Jaguariúna se tornar um exemplo para o Brasil e o mundo nesta área tão importante que é o cuidado com a infância”, afirmou o prefeito Gustavo Reis, que viaja no próximo final de semana para Atlanta, nos Estados Unidos, para participar da solenidade de entrega do prêmio, que ocorre dia 15, segunda-feira.
De acordo com a Assessoria de Imprensa, a implantação de programas de saúde integral às mães e crianças, com o acompanhamento das gestantes durante toda a gravidez - realizando mais consultas e exames do que as preconizadas pelo Ministério da Saúde - são algumas das ações que contribuíram para o resultado positivo.
O parto humanizado e natural é incentivado na Rede Pública, bem como os cuidados pós-parto. Em 2008 Jaguariúna teve 11,7 mortes em crianças de 0 a 1 ano e 6,3 mortes em crianças de 0 a 4 anos. Em 2009, a cidade conseguiu reduzir para zero este índice nas duas faixas.
Além de desenvolver iniciativas focadas nas gestantes, a Prefeitura de Jaguariúna implantou a ala pediátrica no Hospital Municipal Walter Ferrari, adotou procedimentos voltados à conscientização sobre aleitamento materno e investiu recursos em tratamento de água e esgoto.
A iniciativa da ONU está relacionada ao programa da entidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e envolve áreas como erradicação da pobreza e da fome, sustentabilidade ambiental, ensino básico universal, redução da mortalidade infantil, combate a doenças e parcerias para o desenvolvimento econômico, entre outras. A comissão julgadora é formada por representantes de organismos internacionais.

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...