quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Biblismo é Idolátria / postado por Pastor Roberto Torrecilhas

biblia 250x201 Biblismo é IdolátriaNos dias de hoje encontramos muitas correntes de interpretação da Bíblia, mas como saber se de fato é coerente com a sã doutrina? O primeiro passo ‘devemos ler as Sagradas Escrituras no mesmo espírito em que ela foi escrita’. E saber que a Bíblia não é um ditado, não ‘caiu’ pronta do céu, e por isso todo assunto abordado tem um contexto.
Na Bíblia, o escritor sagrado não está preocupado com a historiografia dos fatos, mas com a teologia dos textos. Também é perigoso ter a Bíblia como instrumento do passado e estudarmos como algo arqueológico.
O cristão tem que entender que não somos a religião do livro, mas da Palavra. O livro esgota em si mesmo, mas a Palavra interage e se relaciona com o leitor. Nem mesmo a Bíblia consegue esgotar tudo o que é a Palavra de Deus – Deus sempre tem algo a nos revelar, ainda que seja pela Palavra, esta depende de nós para interpretá-la (Cf. Sl 119,130; Pv 6,23; 2Pe 11,19).
Quando o salmista diz ‘lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra’ em nenhum momento ele se referia a Bíblia, mas a Torá – o Pentateuco para nós (Cf. Sl 119,105; Dt 17,19; Is 34,16; Jo 5,39, 1Rs 8,56; Dt 4,10; 2Cr 17,9). O salmista chega a chamar a palavra de ‘lei’ (Cf. Sl 119,72.97; Ne 8,13; Is 2,3, Sl 19,7; Rm 7,12.14; 1Cr 22,12; Pv 28,7). Já os primeiros cristãos, na era de Paulo, viveram sem dois importantes livros, Evangelho de João e Apocalipse, que só vieram a ficar prontos por volta do ano cem.
João 14,23 ‘(…) se alguém me amar guardará a minha palavra (…)’ quando o evangelista diz isso ele não está se referindo a escrito algum, mas a todo testemunho dado pelo Senhor Jesus. Afinal, Jesus nunca precisou alegar autoridade, pois seus atos legitimavam as Suas palavras (Cf. Cl 3,16).
É preciso ler a Bíblia com um espírito genuinamente cristão, pois se trata de escritos ‘inspirados’, mas não ditados (Cf. 2Tm 3,16). Antes de ser Palavra de Deus, é palavra de homem, pois nela são contadas as diversas e maravilhosas experiências de Deus, vividas por muitas pessoas (Cf. 2Pe 1,21). E é por isso que não se esgota jamais. O cristianismo é uma proposta que precisa de acolhida (Cf. Rm 10,8). A nossa fé é uma herança que não pode ser herdada, mas vivida. Não vem pronta, é necessário um real compromisso (Cf. Sl 119,1; Hb 4,12). É necessário uma vida de experiência com e de Deus.
Seja abençoado em nome de Jesus. Amém.
por Daniel Ramos articulista do Gospel Prime

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...