quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Após ataque a ilha, EUA e Coreia do Sul anunciam manobras militares Acordo ocorre após conversa entre presidentes. Ataque norte-coreano matou quatro pessoas em ilha próximo à fronteira.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul definiram nesta quarta-feira (24) a realização, no próximo domingo (28), de manobras militares em resposta ao ataque norte-coreano à ilha de Yeonpyeong, na terça (23).
Os países chegaram ao acordo após uma conversa por telefone entre os presidentes Barack Obama e Lee Myung-bak, informou a agência local "Yonhap".
As manobras serão realizadas durante quatro dias no Mar Amarelo e contarão com a participação do porta-aviões nuclear americano "George Washington", segundoNa conversa telefônica, Obama transmitiu a Lee sua contundente condenação ao ataque norte-coreano, que deixou quatro sul-coreanos mortos e 18 pessoas feridas, sendo três civis.
Os militares americanos em Seul disseram que as manobras já foram informadas à China, que no passado criticou os exercícios militares de EUA e Coreia do Sul nesta tensa zona marítima, próxima à costa chinesa.
As forças americanas também planejam enviar pelo menos quatro navios de guerra para as operações militares, que segundo o Ministério de Defesa sul-coreano são de caráter "dissuasivo" e defensivo frente a Coreia do Norte.
Manifestante pisa sobre imagem do líder norte-coreano Kim 
Jong-il, em manifestação frente ao prédio do Ministério da Defesa, em 
Seul, na Coreia do Sul, em protesto pelo ataque norte-coreano ao 
território sul-coreano.Manifestante pisa sobre imagem do líder norte-coreano Kim Jong-il, em manifestação frente ao prédio do Ministério da Defesa, em Seul, na Coreia do Sul, em protesto pelo ataque norte-coreano ao território sul-coreano. (Foto: Wally Santana / AP Photo)

As manobras já estavam previstas antes do "ataque não provocado" da artilharia norte-coreana, afirma um comunicado das tropas americanas presentes na Coreia do Sul.
O texto destaca ainda o compromisso dos dois países com a "estabilidade regional através da dissuasão".
O ministério sul-coreano da Defesa afirmou que as manobras "defensivas" pretendem aumentar o poder de dissuasão contra a Coreia do Norte.
Os presidentes Obama e Myung-bak concordaram na terça-feira em "elevar o nível de preparação" e com a realização de manobras militares conjuntas nos "próximos dias", anunciou a Casa Branca.
Os dois governantes destacaram os exercícios militares como um prosseguimento da "estreita cooperação em termos de segurança entre nossos dois países e para destacar a força de nossa aliança e nosso compromisso com a paz e a segurança na região", afirma um comunicado da presidência americana.
Obama também garantiu ao colega sul-coreano que Washington está ao lado do aliado após o bombardeio de terça-feira.
O presidente sul-coreano também manteve nesta quarta-feira uma conversa telefônica com o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, com quem reforçou o compromisso de seguir trabalhando para alcançar a estabilidade na península coreana, informou a agência local "Kyodo".
Kan manifestou que a comunidade internacional deve solicitar à China, principal aliado da Coreia do Norte, que contribua para diminuir a tensão na península coreana, antes de classificar o ataque de "intolerável", fruto de uma "barbárie".
"Apoio o governo da Coreia do Sul. Vamos tomar medidas junto com a Coreia do Sul e os Estados Unidos, e vamos conter as ações da Coreia do Norte junto com a China", indicou o primeiro-ministro japonês.


Do G1, com agências internacionais

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...