quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Igreja Luterana comemora 155 anos

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Alto Linha Santa Cruz esteve em festa no último sábado. As atividades foram alusivas aos 155 anos de fundação da instituição, que é uma das mais antigas do Rio Grande do Sul. A programação especial foi organizada pela diretoria, Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase) e Juventude Evangélica de Alto Linha Santa Cruz (Jealisc).
A iniciativa congregou os membros desde o início da tarde. Inicialmente, as crianças puderam acompanhar um culto infantil e também se divertir com brincadeiras ao ar livre. Segundo o presidente da comunidade, Cláudio Kistenmacher, a recreação aproxima as crianças da fé. A integração de jovens também foi um dos pontos altos. A Jealisc organizou um torneio de vôlei de trios em uma cancha de serragem, construída aos fundos do pavilhão.
Além disso, a amizade foi fortalecida com uma mateada durante o dia. Às 19 horas, a programação contemplou um culto de celebração no antigo cemitério evangélico, seguido da inauguração da iluminação externa da igreja. Conforme Kistenmacher, a parte externa do prédio passou por uma reforma este ano e foram feitas melhorias nos jardins. “Tudo feito com recursos da própria comunidade”, salienta. Para 2011, o foco é a revitalização da parte interna da igreja.
A festa na comunidade encerrou com um jantar-baile no pavilhão da comunidade, animado pela banda Os Belgas, de Venâncio Aires. A organização estima que mais de 700 pessoas festejaram o aniversário da comunidade evangélica. “Queremos que essa data jamais caia no esquecimento. Também é uma forma de unir os membros cada vez mais”, finaliza.
 
JOVENS
A comunidade evangélica de Linha Santa Cruz se perpetua através da participação de crianças e jovens. É o caso dos jovens Rodrigo Daniel Schroeder e Leandro Müller, que desde pequenos integram as atividades juntamente com suas famílias. Hoje, ambos têm cargos na diretoria da Jealisc e trabalham em prol da juventude local.


O grupo sempre se reúne no primeiro sábado de cada mês, onde são alicerçadas lições de amizade, comprometimento e fé. “Os encontros são importantes para que os jovens não se percam e permaneçam envolvidos com coisas positivas”, salienta Schroeder, que é o atual presidente da Jealisc. Além disso, reforça que a rotina é um aprendizado para que, futuramente, estejam preparados para liderar a comunidade.
 
Artesanato
Durante todo o sábado, o Grupo de Mulheres Agricultoras Vivendo com Alegria teve a oportunidade de expor e comercializar as peças provenientes de seu trabalho. Através de cursos oferecidos pelo Senar, em parceria com a Prefeitura, elas já aprenderam diversas técnicas. Uma mostra desse conhecimento pôde ser apreciada nesse final de semana. O grupo vendeu panos de prato, camisetas decoradas, almofadas, artesanato feito com garras pet e ainda as compotas Delícias Gisenberg. Segundo a presidente, Iraci Bender, todo o dinheiro arrecadado será revertido para a compra de mais material – que garantirá a sequência do trabalho. O próximo compromisso das artesãs será no dia 15 de novembro, durante o encontro da melhor idade de Alto Linha Santa Cruz.
 
Fonte: Gazeta do Sul

Nenhum comentário:

O BODE E O JEGUE E A POMBA .

É engraçado quando em meio as ministrações usamos figuras de aminais para ilustrações . Nos deparamos com as vidas sentadas na cade...